Aluno de escola pública conquista dupla aprovação na USP com jornada tripla de estudos

aluno-de-escola-publica-conquista-dupla-aprovacao-na-usp-com-jornada-tripla-de-estudos

Aluno de escola pública que se dividia entre aulas regulares, cursinho popular e curso técnico tem dupla aprovação na USP

Aos 19 anos, William Lopez Rodrigues da Silva, de Ribeirão Preto (SP), disputou vaga na medicina pelo Provão Paulista e na enfermagem pela Fuvest. William Lopez Rodrigues da Silva se dividia entre aulas regulares em escola pública, cursinho popular e curso técnico para buscar vaga na USP em Ribeirão Preto, SP. William Lopez Rodrigues da Silva se dividia entre aulas regulares em escola pública, cursinho popular e curso técnico para buscar vaga na USP em Ribeirão Preto, SP.

Aos 19 anos, William Lopez Rodrigues da Silva, que é aluno da rede pública de ensino em Ribeirão Preto (SP), tem uma dupla conquista a comemorar. Por meio da nota no Provão Paulista, ele foi aprovado no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). Já pela Fuvest, garantiu uma vaga na enfermagem da mesma instituição.

Ao longo de 2024, o estudante dedicou a maior parte do seu tempo a uma rotina intensa de estudos. Pela manhã, assistia às aulas na escola estadual Amélia dos Santos Musa, na zona Norte da cidade; à tarde, frequentava o cursinho social Flavi, uma iniciativa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) da USP para alunos de baixa renda.

Por fim, no período da noite, William fazia um curso de técnico em administração. Apesar de todo o esforço, a aprovação foi uma surpresa, lembra o estudante. “Eu não estava confiante, eu peguei a lista e fui falar com meus pais para eles verem junto comigo. Quando eu descobri, eu fiquei emocionado, eu não esperava passar em medicina.”

Mas o que já estava bom podia, sim, melhorar. É que a surpresa foi ainda maior quando ele conquistou, também, a vaga de enfermagem. O orgulho da família é expressado pelo pai dele, William Rodrigues da Silva, que lembra que o filho saía de casa às 6h e só voltava quando todos já estavam dormindo, um sacrifício em busca de seus sonhos. “Valeu a pena, foi muito bom ver o nome dele na lista, até porque ele vai ser o primeiro médico da família”, diz Silva, revelando a escolha do filho pela carreira de médico.

JORNADA TRIPLA DE ESTUDO
William conta que apesar da facilidade que sempre teve em aprender, decidiu fazer o processo seletivo para o cursinho social Flavi para focar nos vestibulares em 2024. Foi a forma que ele encontrou de complementar o que aprendia nas aulas regulares da escola. “O cursinho popular ele ajuda muito pra que a gente tenha mais oportunidade, porque o ensino público não é assim tão bom. E aí se você quiser, tiver um objetivo, você pode correr atrás desses cursinhos populares, eles dão oportunidade pra gente”, diz.

Ele lembra que no começo foi difícil conciliar as aulas no período da manhã, com o cursinho e o curso técnico que fazia à noite. Mas depois de um tempo, se acostumou com a carga horária de estudos no dia. A rotina intensa, no entanto, não impediu que o aluno se destacasse durante as aulas no cursinho social. O diretor e professor de redação Robson Wesley de Sousa Pereira lembra que o estudante conseguia pensar além da teoria e unir conteúdos de maneira inteligente na hora de escrever.

Para Robson, a conquista do aluno é uma vitória gigantesca não só para William, mas para todos os alunos e os professores que fazem parte do cursinho social. “A gente fica muito, muito, muito feliz, muito orgulhoso, de fato. Não só porque ele passou em medicina, mas porque ele entrou na universidade, a gente sabe que esse é o caminho pra transformar a sua realidade e das pessoas com quem convive, da sua comunidade.”

O cursinho social Flavi atende em média 60 alunos de forma presencial e outros 80 de todo o Brasil de maneira on-line. São ministradas aulas de todas as matérias que caem nos vestibulares por professores voluntários, a maioria alunos da própria Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, em Ribeirão Preto.

Mais lidas