Panetones com sabores coxinha e sushi são apostas de empresários para diversificar cardápio de Natal
Restaurantes inovam neste ano ao misturar tradicional iguaria com o popular salgadinho brasileiro e com prato da culinária oriental.
Coxintone doce com recheio de creme de avelã (à esq.) ou salgado, desenvolvido por empresário de Mirassol (SP) misturando o panetone com a coxinha: forma de diversificar o cardápio de Natal — Foto: TV TEM/Reprodução
Natal é sinônimo também de panetone, mas a novidade da temporada deixa de lado uva passa e fruta cristalizada para ressaltar um sabor bem brasileiro: o panetone de coxinha de frango.
Trata-se do coxintone, que junto com o sushitone, é aposta de empresários da região de São José do Rio Preto (SP) para diversificar a iguaria natalina este ano.
O jeito de fazer o coxintone é o mesmo do salgadinho: preparo da massa, muito frango no recheio, e tudo frito no óleo quente, com cobertura de bacon e requeijão cremoso.
O toque diferente do chefe e empresário Leonardo Rafael Evangelista, de Mirassol (SP), é a adição de essência de panetone na massa.
> “Em toda data comemorativa a gente tem uma coxinha diferente. Então resolvemos fazer uma coxinha frita em formato de panetone”, explica Leonardo, em entrevista à TV TEM.
A ideia de Leonardo de inovar no quitute típico do Natal veio no ano passado, quando ele passou a oferecer o coxintone na versão doce, com recheio de creme de avelã ou de doce de leite.
Neste fim de ano, o empresário apresenta para os clientes a versão salgada, em tamanho grande, com 1 quilo. A expectativa de vendas é boa.
“Estamos esperando um resultado melhor, porque a versão salgada é ainda mais diferente que a doce. Essa dá para a família toda”, diz Leonardo.
Os amantes de comida japonesa contam com uma inovação oriental no fim de ano. O sushitone, com quase 700 gramas, é outra aposta de um restaurante de Rio Preto para este Natal.
Nos ingredientes também vão o salmão batido, a alga e o arroz. A empresária Michele Amaral contou, em entrevista à TV TEM, que fez vários testes até incorporar o sushitone no cardápio este ano.
> “Fizemos vários testes de recheio, de formas de fazer. Alguns não deram certo, mas chegamos no padrão ideal,” diz Michele.
Com as encomendas do sushitone em andamento, a empresária percebe que as pessoas gostam de algo diferente.
É o caso da influenciadora digital Beatriz Ribeiro, que experimentou a novidade. “É muito diferente. Eu particularmente nunca tinha visto. Quando vi o sushitone na internet, fiquei muito curiosa, e quis muito provar. Já encomendei para a família toda”, explica.