Com mais de mil casos de dengue, unidades de saúde em Araçatuba estão oferecendo atendimento 24 horas para lidar com a situação. Equipes especializadas iniciarão seus trabalhos das 19h às 7h, visando combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. Nesta sexta-feira (17) e na próxima segunda-feira (20), será feita a aplicação do inseticida, popularmente conhecido como fumacê, como medida preventiva.
Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade de Araçatuba (SP) estão implementando um esquema de funcionamento 24 horas a partir desta sexta-feira (17) devido ao aumento significativo no número de casos de dengue na região. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, o total de registros já chega a 1,3 mil neste ano, o que eleva a necessidade de ações emergenciais.
As novas equipes de saúde, compostas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um farmacêutico, começarão a operar no horário noturno nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama II, ampliando assim a capacidade de atendimento aos pacientes com sintomas da dengue. Essa medida visa garantir que haja profissionais disponíveis durante todo o período de maior circulação do mosquito Aedes aegypti.
Além disso, foi anunciada a suspensão temporária das férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, bem como dos servidores das unidades de saúde do município. Essa decisão visa reforçar as equipes dedicadas ao combate à dengue e aumentar a efetividade das ações preventivas e de controle da doença.
O trabalho de combate à dengue prossegue na próxima semana, com os agentes focados na eliminação de criadouros do mosquito e na coleta de recipientes que possam acumular água parada. Para auxiliar nesse processo, o uso de drones será adotado para fotografar terrenos abandonados, e, se necessário, a prefeitura poderá solicitar autorização judicial para acessar esses locais críticos.
Os dias de sexta-feira (17) e segunda-feira (20) foram escolhidos para a aplicação do inseticida fumacê em duas áreas de atuação da UBS Umuarama, como parte das medidas de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Essa ação visa reduzir a população de mosquitos adultos e, consequentemente, o risco de transmissão da dengue e outras arboviroses.
Diante do cenário de aumento nos casos de dengue, o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), decretou estado de emergência em saúde pública como medida para mobilizar recursos e esforços no combate à doença. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira (14), buscando conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da colaboração de todos nesse momento crítico.
Acompanhe mais notícias sobre a região de Rio Preto e Araçatuba para ficar informado sobre as ações de combate à dengue e outras questões de saúde pública. Mantenha-se atualizado e participe ativamente das medidas preventivas para proteger a sua saúde e a de sua comunidade. Juntos, podemos superar esse desafio e garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.